quinta-feira, 11 de maio de 2017

JOVENS, POLÍTICA E RENOVAÇÃO
Partidos tradicionais não atraem mais a juventude
PT: -25,3%
PSDB: -21,3%
PDT: -21,3%
PMDB: -21,2%
PP: -25%
Os partidos mais tradicionais estão perdendo a militância jovem. Nos últimos 4 anos houve uma queda expressiva no número de filiados.
Destaco 2 pontos:
1. Existe um distância enorme entre a classe política e os brasileiros, incluindo os mais jovens. Este abismo só aumenta, pois os partidos são todos iguais, falam a mesma linguagem e têm o mesmo comportamento.
2. A batalha ideológica nas redes sociais só contribui para aumentar o descontentamento e aversão aos políticos. Sobretudo, a batalha travada pelo PT (-25,3%) e PSDB (-21,3%), que só engajam, atraem e fidelizam sempre os mesmos, ou melhor, nem isto estão conseguindo, pois os números acima mostram a debandada dos jovens dos partidos.
Observo este cenário com um corte transversal, isto é, perpassa todas as camadas sociais, faixa etária e nível de escolaridade, sexo e regiões.
Tenho realizado muitos cursos, palestras e workshop para a militância jovem dos partidos, a grande maioria pensa, age e se comporta como os velhos políticos brasileiros.
Ah, a grande maioria não sabe usar as mídias sociais, seja como conceito ou técnica de comunicação e marketing político.
Partidos, Desinteresse, Eleição 2020

quinta-feira, 4 de maio de 2017

CORRUPÇÃO, POLÍTICA E ELEIÇÃO
51% das pessoas acham que a corrupção não vai diminuir
45% afirmam que irá baixar
A percepção da corrupção continua presente no imaginário dos eleitores brasileiros. Para 51%, mesmo após a Operação Lava Jato a prática não diminuirá.
Outros 45% declaram que a corrupção vai baixar. Já, para 7% aumentará a prática do crime. Entre os jovens (16 a 24 anos) vai ser igual. São dados do Datafolha.
Há exatamente um ano, num post sobre as eleições municipais, eu comentava que a temática da corrupção erá importante para 65% dos eleitores.
O tema parece querer entrar, definitivamente, no cotidiano dos eleitores. O primeiro passo para amadurecer o conceito e a discussão é colocá-lo à mesa.
O segundo é alijar da vida pública políticos, de todas as esferas (municipal, estadual e federal), que comece por 2018.
marketing político eleição 2020