quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Bolsonaro faz marketing requentado

Ambição pessoal e partido político 


     Neste post escrevo sobre uma velha novidade. O presidente Jair Bolsonaro, sem partido, desde 12/11, pretende, agora, fundar uma legenda para concorrer a presidência da República, em 2022.
     Será a nona legenda, em 30 anos de vida pública. São partidos que nunca tiveram a menor afinidade com a sua ideologia política, ou ainda, ele nunca teve ideologia partidária. Enfim, esta reflexão rende um outro artigo.
        Em, 1893, na Primeira República (1889-1930), o ex-presidente Prudente de Moraes (1894-1898), apelou para a mesma manobra de Jair Bolsonaro. Sem espaço no Partido Republicano Paulista (PRP), criou o Partido Republicano Federal), para disputar e ganhar a Presidência.
          No meu livro Prudente de Moraes: o precursor da propaganda política no Brasil relato em detalhes este capítulo da história política brasileira. Portanto, ambição pessoal e partido político desde muito tempo se cruzam no composto do marketing político.


Eleição 2020
Adicionar legenda

Jornalismo e Democracia

A imprensa é fundamental

     Fui procurar um arquivo, no meu computador, para enviar a um amigo e político, e cliquei na pasta errada, mas achei a primeira edição impressa do Jornal A fonte, da cidade de Jaboticabal, que existe até hoje.
     O ano era 2005, eu começa a minha carreira como Professor Universitário, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, já tinha um pouco de experiência no Jornalismo e no Marketing Político.
     O aluno e jornalista, Luiz Augusto Stesse, fundou o jornal e me deu a honra de escrever o primeiro editorial: Fonte de Renovação. Na época já defendia o tripé do jornalismo: compromisso com a verdade, espirito crítico e fiscalização do poder. 
     Como as Cidades, os Estados e o Brasil precisam de bons jornais e de jornalistas.   

Marketing Politico Jornalista
https://portaljfonte.com.br/wp-content/uploads/pdfs/2005/Jornal_Fonte_1.pdf