Presidente reconhece a importância da assessoria de comunicação e politica
Segmentar a comunicação é fundamental
Presidente descobriu que existe canal fora do twitter
A diferença do benefício ou malefício do remédio é a dose. Faço uma metáfora para começar o texto em tempos de cloroquina e hidroxicloroquina.
O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) descobriu que existe uma canal de comunicação com a população fora do twitter.
Entendeu, a necessidade de dialogar com mais pessoas e, fazer sua mensagem chegar nas classes C e D. Para isso, recorreu as emissoras de rádio e TV e seus apresentadores popularescos.
No marketing politico existem algumas leis, umas delas é a Lei da Ampliação, ou seja, é preciso aumentar a quantidade e qualidade da comunicação. Dessa forma, você fala com mais pessoas em diferentes canais de comunicação.
Adequar a linguagem verbal e não-verbal é fundamental para se fazer entender. Desde a pandemia de Coronavírus convocou 5 aparição em cadeia nacional de rádio e televisão, para fazer seu pronunciamento ao brasileiros.
Nos primeiros pronunciamentos falou para si mesmo e seus pares. Levou pancada e não surtiu efeito. Agora, quer ampliar seu público.É importante por dois motivos: primeiro: curto prazo: melhorar sua imagem pessoal e do governo; segundo: longo prazo: sair do isolamento que ele próprio criou e fortalecer sua base para 2022.
O Presidente descobriu que não pode tudo. Cedeu, um pouco, nas suas convicções, não discuto se certas ou erradas, mas entendeu a importância da assessoria de comunicação e política.
A comunicação eficiente deve ser plural |