sexta-feira, 3 de abril de 2020

A narrativa dos políticos em 2020 prepara 2022

A política está em transformação 

A internet mudou a forma de comunicação

Estamos na era da narrativa


A comunicação política desde 2013, com o início das manifestações que, literalmente, tomaram as praças públicas no Brasil entrou na era da narrativa. Os fatos são detalhes, a checagem e apuração perderam espaço na internet dando lugar para fake news e bots.  

A mídia há tempos ficou acuada. Está muito mais na defensiva. Explico: a mídia offline é pautada pela online. Redes sociais, whatsapp entre outros direciona a opinião pública, que leva a reboque outros atores políticos.

Políticos de todas as ideologias, coloração partidária e tempo de serviço prestados à sociedade estão aturdidos com o atual momento. A grande maioria encara as mudanças olhando pelo retrovisor, isto é, veem o passado. 

A demagogia barata dos políticos é assustadora e, o mais impressionante e que encontra ressonância na sociedade, principalmente na internet. Em tempos de confronto e exposição (virtual) as pessoas afloram suas feras. 

No mundo da politica e do marketing a narrativa destaca-se. A versão dos fatos é mais importante do que os fatos. Não é realidade nova. Novidade é a capilaridade do seu alcance, ou seja, a velocidade de propagação é inimaginável e a distorção obscuramente propalada.

A narrativa de 2020 prepara 2022. 
Mauricio Romanini MR Consultoria
O Brasil derrete, os políticos misturam sua colorações