quinta-feira, 9 de abril de 2020

O remédio para a comunicação é a dose

Presidente reconhece a importância da assessoria de comunicação e politica

Segmentar a comunicação é fundamental

Presidente descobriu que existe canal fora do twitter


A diferença do benefício ou malefício do remédio é a dose. Faço uma metáfora para começar o texto em tempos de cloroquina e hidroxicloroquina. 

O Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) descobriu que existe uma canal de comunicação com a população fora do twitter. 

Entendeu, a necessidade de dialogar com mais pessoas e, fazer sua mensagem chegar nas classes C e D. Para isso, recorreu as emissoras de rádio e TV e seus apresentadores popularescos. 

No marketing politico existem algumas leis, umas delas é a Lei da Ampliação, ou seja, é preciso aumentar a quantidade e qualidade da comunicação. Dessa forma, você fala com mais pessoas em diferentes canais de comunicação.

Adequar a linguagem verbal e não-verbal é fundamental para se fazer entender. Desde a pandemia de Coronavírus convocou 5 aparição em cadeia nacional de rádio e televisão, para fazer seu pronunciamento ao brasileiros. 

Nos primeiros pronunciamentos falou para si mesmo e seus pares. Levou pancada e não surtiu efeito. Agora, quer ampliar seu público.É importante por dois motivos: primeiro: curto prazo: melhorar sua imagem pessoal e do governo; segundo: longo prazo: sair do isolamento que ele próprio criou e fortalecer sua base para 2022.

O Presidente descobriu que não pode tudo. Cedeu, um pouco, nas suas convicções, não discuto se certas ou erradas, mas entendeu a importância da assessoria de comunicação e política.  
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A comunicação eficiente deve ser plural
  
 

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