segunda-feira, 20 de abril de 2020

O novo Rei Sol

A imagem política se constrói e se revela com o tempo

A comunicação aumenta ou diminui a reputação

No cenário político sua reputação determina seu valor

Existem inúmeros motivos para ler o livro O Rei Sol, que retrata a biografia de monarca absolutista Luís XIV,  na
França entre o século XVII e o XVIII. 

No meu caso por trabalhar com política, marketing e comunicação é requisito obrigatório, para entender o verbal e o não-verbal.  A imagem política se constrói e se revela com o tempo

Sua frase "L'État c'est moi" (O Estado sou eu) dava a medida de sua imagem de poder. Com um salto na história chegamos em 2020, precisamente, em 19 de abril, quando o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), participou de uma manifestação pela volta do Regime Militar, diante do quartel-general do Exército, em Brasília. Vale lembrar que dia 19 comemora-se o Dia do Exército. 

No dia 20 e abril, em entrevista disse: "eu, sou realmente, a Constituição". Segundo ele: Supremo (STF) aberto, transparente. Congresso aberto, transparente". A comunicação do Presidente é sofrível, para dizer o mínimo.

Não quero comparar ambos os personagens, pois não cabe comparação de atores, épocas e contextos. Agora, projetar em perspectiva é viável. A comunicação aumenta ou diminui a reputação

Cabe um adendo: Luís XIV, tinha com conselheiro e tutor o Cardeal Mazarin, que foi primeiro-ministro desde a época do Rei Luís XIII, seu pai.

Já, Bolsonaro tem quem como conselheiro e tutor? No cenário político sua reputação determina seu valor.

Outra dica de livro: Mazarin, Cardeal: O Breviário dos Políticos.
Luís XIV de França – Wikipédia, a enciclopédia livre
Luis XIV, o Rei Sol





Nenhum comentário:

Postar um comentário