quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Viva a Democracia !

Viva a DEMOCRACIA!


         

          Em 1989, votei pela primeira vez, nas eleições mais esperadas depois da redemocratização. Hoje, trabalho com Consultoria na área Política. Faço muitas campanhas eleitorais para prefeitos, vereadores e deputados.

          A democracia é inegociável, em boa medida pelos que sofreram pelo AI-5, agora rememorado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, que repete suas bravatas escatológicas.
          O artigo 53 da Constituição garante a imunidade parlamentar aos eleitos pelo voto, ou seja, podem expressar-se livremente, sem qualquer censura. Em 2001, no entanto, a Emenda Constitucional 35 enfraqueceu essa prerrogativa ao retirar dos congressistas o poder de autorizar processos contra seus pares.
         No entanto, os desgastes: do agente público e das Casas: Câmara e Senado, para fazer parar um processo seriam tão grande diante da opinião pública que preferem fazer vistas grossas. Porém, o desgaste já existe; a renovação na eleição de 2018, no Senado, foi de 85% e na Câmara, de 47,3%.

        A democracia requer vigilância constante, consciência cívica e melhora na escolha dos agentes políticos. 
.



marketing politico

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Presidente Jair Bolsonaro perde popularidade

Comunicação segmentada e seu preço político
Para 1/3, governo é ruim/péssimo; 1/3 acha regular e 1/3 avalia como ótimo/bom foi o que constatou a mais recente pesquisa do Ibope.
Quem trabalha com comunicação e marketing político sabe e faz alerta aos políticos, com mandato, sobretudo Prefeitos, Governadores e Presidente, sobre os riscos de segmentar a comunicação.
comunicação segmentada, risco para imagem pública

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

WhatsApp começa a vazar a Imagem do Presidente

WhatsApp começa a vazar a Imagem do Presidente

          Ao entender que o marketing eleitoral começava a mudar, o então candidato Jair Bolsonaro apostou nas redes sociais. Utilizou fortemente o Whatsapp, como meio de comunicação para dialogar com seus eleitores. 
          A eleição presidencial de 2018 foi marcada por uma guerra de marketing digital, com artilharia pesada, que fica para um outro post, uma explicação mais detalhada. Acompanhei as campanhas digitais dos candidatos; indiscutivelmente, a do candidato do PSL foi a que mais engajou pessoas.
          Como capitão reformado do Exercito e com mais de 30 anos de vida pública, o Presidente Jair Bolsonaro, sabe da importância em centrar esforços para fortalecer a imagem e integrá-la à sociedade. Contudo, sistematicamente, vem perdendo apoio e seguidores nas redes sociais. 
         É apenas o início do motim digital. Sua popularidade e imagem está dentro de um patamar que sempre comentei com meus grupos políticos que chegaria, ou seja, entre 30 e 35% de bom/ótimo.

Presidente Jair Bolsonaro

domingo, 20 de outubro de 2019

Eleição e Fake News

Sob ataque Deputada contra-ataca
Rede de fake news, "milícia digital", perfis falsos em redes sociais são argumentos que, agora, a deputada Joice Hasselmann expôs em público, o que ela e quem trabalha com marketing político já sabia.
Nas eleições de 2020, quem não estiver preparado para combater tal situação será alvo fácil de ataques virtuais.
Eleição 2020 fake news