sexta-feira, 6 de março de 2020

A presença das mulheres na política

Mulheres ganham espaço na política

15% do Congresso são mulheres

12% são Prefeitas e 15% são vereadoras

Filme ensina o que é Liderança e Causa

Como as mulheres dão exemplos na vida, na política e na sociedade. A cada eleição aumenta a participação das mulheres na política brasileira, que permeia todas as esferas representativa Executivo, Legislativo e Judiciário.
No final desse texto, tenho uma sugestão de filme, que vale para todos que estão envolvidos com a atividade política e para a sociedade em geral. Exemplo de Liderança e Causa, que estão em falta na política.
Em meio a polêmica sobre a regra que define um percentual de 30% para um outro gênero concorrer nas eleições pelos partidos políticos, entre eles as mulheres, há um longo caminho a percorrer e um amplo espaço para a participação das mulheres na política.
A história da participação das mulheres na política brasileira começou em 1927, com o primeiro direito ao voto e, em 1928, com a eleição da primeira prefeita, em Lajes, no Rio Grande do Norte. Em 1932, todas as mulheres passam a ter direito ao voto.
Em 2008 surge o Partido da Mulher Brasileira (PMB), homologado em 2015 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Partido que carece de liderança, posicionamento e projeto.
Deixo como dica para as mulheres envolvidas com a política, para os homens e, principalmente, para o PMB, o filme: As Sufragistas, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
A presença das mulheres na política






Nenhum comentário:

Postar um comentário